Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto https://lusojornal.com/

 

ROGÉRIO DO CARMO

(  PORTUGAL )

 

Morreu ontem à tarde, domingo 5 de abril DE 2020, num Lar de idosos onde se encontrava, na região parisiense, o Poeta Rogério do Carmo, cofundador da Rádio Alfa.

Aquele que no dia 5 de outubro de 1987, nos primeiros estúdios da Rádio Alfa, em Paris 13, foi a primeira voz da estação portuguesa de Paris. Depois fez passar um tema de Amália Rodrigues, da sua coleção pessoal. Começou nesse dia, eram 14h00, a aventura da Rádio Alfa, que criou com Fernando Silva, Artur Silva, Jaime Mendes e Helena Machado, aos quais se juntou António Cardoso.

No último livro de Rogério do Carmo, “Puzzle”, publicado pela Chiado Editora, e que foi apresentado no Consulado Geral de Portugal em Paris, em 729 páginas, o autor apresentou-nos a sua autobiografia. Desde que nasceu até àquele momento, Rogério do Carmo entregou-se ao papel para desabafar de uma forma poética e provocadora com o leitor, contando os principais episódios que marcaram a sua vida desde pequeno. “A intenção é de mostrar que não somos nós que escolhemos as nossas vidas, o nosso destino, a nossa sexualidade, mas sim a natureza. Tive uma vida bastante complicada mas se pudesse começar de novo voltaria a ter a mesma”, declarou na altura.

Rogério do Carmo nasceu no Sobreiro, Freguesia de Mafra, na Casa da Brasileira, no dia 2 de fevereiro de 1935. Era sábado, dia de São Purificado, e quando Rogério lançou o seu primeiro grito de medo, espanto, ou revolta, soaram as doze badaladas do meio dia no relógio da sala.

Nos anos 60, o jovem português decidiu ir para Israel à procura das suas raízes. No livro, fala dos seus pais, descendentes de judeus. “O meu pai trabalhava no Registo Civil e foi despedido por ter ajudado demasiado os Judeus” e foi em Tel Aviv que durante 6 anos viveu plenamente a sua juventude. No regresso, após um salto pela Itália e por Londres, acabou por se instalar em Paris, nos finais dos anos 60.

“Comecei a escrever as minhas memórias, para não me esquecer e poder partilhar mais tarde”, explicou ao LusoJornal. Desconhece-se se vão ser editadas.

Muito agarrado a Portugal, Rogério do Carmo confessava porém que o país das suas raízes era Israel, onde esperava ir morrer. Mas não foi e acabou por ser ceifado pelo novo Coronavirus. Na semana passada foram dados os primeiros sinais de dificuldades para respirar e acabou por falecer este domingo.

Aquando da apresentação do livro em Paris, Rogério do Carmo falou também, com alguma emoção, do filho e dos seus netos que deixou em Israel. “Ele não sabe que eu sou pai dele, mas ao olhar para a cara dele e dos filhos, vi que era muito parecido comigo e estou impaciente para lhe revelar a verdade”. Não deve ter tido oportunidade para o ter feito!

Aliás, o seu primeiro livro de poemas “Sombras”, foi agraciado com o “Prémio Internacional de Poesia Florbela Espanca”, em Paris, em 1991!

Em Mafra, nas paredes da Biblioteca municipal, fica um quadro de D. João V que ele próprio desenhou quando tinha apenas 14 anos de idade.

 

Folhinha Poética – 2012:

 

O TINHOSO

Fui parido sem parteira
O destino não me foi nada caridoso!

Na escola não me deram cadeira
Mesmo a mais rafeira
Temendo que eu fora piolhoso!

Na tropa
Não me deram entrada na fileira
Receando meu ar malicioso
E meu corpo garboso
Pusera, de quarentena
Numa caserna pequena
Como se fora contagioso!

Assim
Sem um pataco na algibeira
Vivi o meu sorriso generoso
Vivi uma vida foleira
— E aí o meu maior gozo! —
Vivi como um tinhoso
Mas vivi com entendi
A minha vida inteira!

E caso curioso
Sem religião se   m política e sem bandeira!

Fabuloso!!!

 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar